Nossa história

O trabalho Presbiteriano no município de Santa Cruz das Palmeiras, Estado de São Paulo, remonta a data de 17 de abril de 1990. A família constituída pelo senhor e senhora Marangon, evangélicos da referida cidade; iniciou um pequeno núcleo de estudos semanais da Bíblia Sagrada neste município. Os estudos bíblicos aconteciam nos lares de várias famílias não evangélicas, que participavam do grupo. A família Marangon, após seis meses de residência em Santa Cruz das Palmeiras e de inicio dos trabalhos Evangelístico, mudaram-se para Holambra, também no interior de São Paulo, uma vez que o senhor Marangon foi transferido pela empresa que atuava.

Congregação de Santa Cruz das PalmeirasApesar desse fato a evangelização de Santa Cruz das Palmeiras continuava. Entra em cena o Presbítero da Igreja Presbiteriana de Casa Branca, Dr. Roberto Bittencourt, e sua esposa Shirley Rheder Bittencourt, incansáveis e batalhadores, deram continuidade ao trabalho. Em seu auxilio, Deus levantou também o Diácono Augusto Silva dedicado servo do Senhor, membro da Igreja Presbiteriana de Casa Branca, que foi escudeiro fiel do Dr. Roberto nas idas e vindas a Santa Cruz da Palmeiras. O Diácono Augusto Silva teve vida longeva, falecendo aos cento e quatro anos de idade. O Dr. Roberto Bittencourt levou o trabalho com dedicação e empenho, estendendo-o por algumas vezes até o município de Tambaú, lugar de difícil acesso para o evangelho, uma vez que dominava ali o então “pseudo-milagreiro” padre Donizetti.

O Espírito Santo levantou o senhor Antonio Darin e sua esposa Odila Darin, sendo membros da Igreja Metodista, e que, residindo em Santa Cruz das Palmeiras, agregaram-se ao trabalho, e ofereceu seu lar para que os irmãos pudessem reunir para o estudo bíblico e o culto ao Deus Trino. A ida do trabalho para o lar da família Darin, se deu em parte pela enfermidade que acometeu o senhor Antonio Darin, impossibilitando sua ida ao local de culto. O Presbítero Dr. Roberto Bittencourt deixou muitos frutos para a glória do Deus Trino, dentre eles o então Diácono José Luiz Zille da Igreja Presbiteriana de Casa Branca (Centro) e atualmente é Presbítero da 2ª Igreja Presbiteriana de Casa Branca (Jardim Rafaela).

Congregação de Santa Cruz das PalmeirasNa data do ano de 1994, a convite do antes, Diácono José Luiz Zille, as irmãs Marlene Francisco e Jussara José de Barros Sossai, passaram a fazer parte do grupo. Permaneceram, e hoje, convertidas ao Senhor Jesus Cristo e tornando-se membros professos, são colaboradoras assíduas do trabalho. O Presbítero Dr. Roberto Bittencourt faleceu em 18 de dezembro de 1996. Deixando um legado de zelo, dedicação e esmero na seara do Senhor.

No lar dos Darin, o trabalho permaneceu até o ano de 2004. Com apoio do Presbitério Vale do Rio Pardo – PVRP, e empenho dos membros e do Conselho da Igreja Presbiteriana de Casa Branca, representada pelo então reverendo Antonio José dos Santos, com a colaboração de outros irmãos, atendeu este campo durante seu pastorado junto a Igreja Presbiteriana de Casa Branca desde 2003 até 2008, realizando ali muitos discipulados. Neste período, o trabalho em Santa Cruz das Palmeiras ganhou status de “Ponto de Pregação” tendo como referência um Cômodo Comercial alugado pela Igreja Presbiteriana de Casa Branca, situado a Rua Santa Cruz, nº. 730, centro, ficando neste local até meados de julho de 2009.

Congregação de Santa Cruz das PalmeirasApós esta data, foi alugado outro local, que consta novo endereço: Rua Santa Cruz, nº. 710. Finalmente em agosto de 2016, foi alugado o local atual, que conta o endereço: Av. Constantino Stocco, 716. Com empenho do Conselho da IPB de Casa Branca, o campo de Santa Cruz das Palmeiras ganhou status de Congregação Presbiteriana de Santa Cruz das Palmeiras. Foi criada a sua primeira mesa administrativa e contratado o Evangelista Anderson Olívio de Resende, com formação média em Teologia pelo Instituto Eduardo Lane – IBEL, e que posteriormente formou-se bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul e consta como pastor auxiliar da 1ª IPB de Casa Branca locado em Santa Cruz das Palmeiras. O trabalho está sob a direção da 1ª Igreja Presbiteriana de Casa Branca, tendo o rev. Flávio Gonçalves Cunha, pastor titular, a responsabilidade pela supervisão da Congregação.

Biografia resumida do pastor

O rev. Anderson Olívio de Resende é mineiro, nascido em Rio Paranaíba-MG em 17/02/1987, terceiro filho de Iramar Rocha Resende e Ireni Diolina de Resende, casado com Luciana Resende Andrade em 14/01/2012. De família paterna protestante, desde a infância foi criado na Igreja Presbiteriana do Brasil, em alguns momentos mais assiduamente.

Devido a profissão do pai (supervisor de postos de resfriamento da Nestlé), desde muito cedo mudou-se diversas vezes de cidade, até que fincou raízes em sua terra natal no ano 2000. Em seu envolvimento com a Igreja local, participou em diversos grupos de louvor tocando violão e cantando e presidindo as sociedades internas UPA e UMP. Com vinte anos de idade partiu para Patrocínio-MG com o fim de cursar o IBEL – Instituto Bíblico Eduardo Lane, turma 2007-2009.

Congregação de Santa Cruz das PalmeirasAinda cursando foi convidado para trabalhar com crianças e jovens da 1ª Igreja Presbiteriana de Casa Branca e ingressar no Seminário Presbiteriano do Sul. A ida para Casa Branca concretizou-se, mas a ida para o seminário não ocorreu naquele momento. O convite inicial da IPB de Casa Branca de cuidar das crianças e jovens da Igreja local, transformou-se no grande desafio de cuidar do grupo base (ponto de pregação com 6 pessoas) que existia na cidade vizinha de Santa Cruz das Palmeiras a partir de 2010. Nos três anos que se seguiram Deus fez grandes coisas ampliando aquele grupo, transformando o ponto de pregação em congregação pujante e amadurecendo a todos. Ainda evangelista, foi-lhe feito o desafio, mas também a promessa da ida ao seminário, o que ocorreu como planejado.

De 2013 a 2016 o obreiro mudou-se para Campinas e cursou o seminário, assistindo à Congregação aos finais de semana. Nesse período não houve decréscimo, mas a Congregação teve tímido avanço. No entanto, com o retorno ao trabalho local em 2017 o trabalho e tem vivido grandes avanços e se estruturado para a organização eclesiástica em dezembro de 2018. O jovem pastor vive dias de amadurecimento e grandes expectativas no avanço do Reino, para a glória de Deus.

TIPO DE PROJETO

CONGREGAÇÃO PARCEIRA

FIQUE ATUALIZADO COM OS PROJETOS DA JMP

OBREIRO LOCAL

Anderson Olívio de Resende

CONTATO

(19) 3672 2727
(19) 98224 4690

ENDEREÇO

Av. Constantino Stocco, 716 – Jardim Santa Cecília Santa Cruz das Palmeiras – SP CEP: 13.650-000

HORÁRIOS DE CULTO

Terça-feira das 9h às 10h30: VIDA PLENA (Projeto de apoio a dependentes químicos e familiares);

Terça-feira das 18h30 às 20h30: PROJETO ESCOLHA (Contação de histórias bíblicas e morais, aulas de inglês, flauta e jiujitsu para crianças de 5 a 11 anos em situação de vulnerabilidade);

Quarta-feira das 19h30 às 21h: O ENCONTRO (Estudo bíblico, preleções e confraternização para todas as idades);

Quinta-feira das 19h30 às 21h: Pequeno Grupo de Discipulado para todas as idades.

Sexta-feira das 19h às 21h: JOVENS DE ATITUDE (Músicas, contação de histórias e confraternização para adolescentes e jovens);

Sábado das 20h às 22h – Pequeno Grupo com Casais (uma vez ao mês); Pequeno Grupo com Homens “Homens de Coragem” (uma vez ao mês);

Domingo das 9h às 10h30: ESCOLA DOMINICAL (Café da manhã, brincadeiras e contação de histórias bíblicas e morais para crianças de até 11 anos);

Domingo das 19h30 às 21h: CULTO SOLENE (para todas as idades), CULTO INFANTIL (Mensagem do culto solene em linguagem infantil para crianças de até 11 anos)

MINISTÉRIOS

Departamento Infantil – Cuida das classes de Escola Dominical e Culto Infantil;

Projeto Escolha – Cuida do projeto com 50 crianças em estado de vulnerabilidade;

Jovens de Atitude – Cuida de adolescentes e jovens de dentro e fora da Igreja;

Discipulando Casais – Pequeno grupo com casais da Igreja;

Homens de Coragem – Cuida dos homens da Igreja através de discipulado;

Ministério VAI – Grupo de irmãs que visita, aconselha e intercede por pessoas de dentro e fora da Igreja;

Grupo de Louvor e mídia – Cuida de toda parte musical, mídia e redes sociais;

Vida Plena – grupo de apoio a dependentes químicos e familiares.